domingo, 16 de setembro de 2012


 Ato de roer unhas e soluções(Parte 1)


           Oi gente....Hoje vim aqui para falar de uma mania,que incomoda muitas pessoas,tanto pela estética,quanto pelo ato de se praticar,conhecida também como vício.
(como a matéria ficou grande eu dividi ela em 2 post )

           De acordo com psicólogos e terapeutas,essa mania de roer as unhas,cientificamente chamada de  onicofagia,na maioria das vezes funciona como uma espécie de alívio inconsciente do estresse.Costuma começar na infância e pode  se estender por toda a idade adulta,sendo comum em homens e mulheres.
            
           Quando percebe,você já levou as maõs á boca e está fazendo dos dentes uma serrilha.As unhas são mastigadas com força e insistência.A pele em volta segue devorada,enquanto os dedos sofrem a pressão até não suportarem e as  cutículas coitadas,são estraçalhadas.Esse é o  momento de parar.
            
            Viciados em roer unhas só dão sossego as mãos quando elas sangram.Mas isso dura pouco,é só o tempo de finalizar a cicatrização para o ciclo recomeçar.
             
            A principal causa não é comprovada ,mas se trata de um fator externo.Ansiedade,angústia e falta de segurança  são os sentimento associados ao problema.
            
            Além de deixar as mãos feias,o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano.Os "roedores" também ficam sujeitos a contrair micoses nos dedos.
             
           A longo prazo,roer as unhas e puxar com a boca a pele da cúticula causam a chamada paroníquia cronica(infecção da pele ao redor das unhas,caracterizada por inchaço,vermelhidão e aumento da sensibilidade).
          
          A doença interfere no formato das unhas e até comprometer o seu crescimento,porque é debaixo da cúticula onde está a matriz da unha,ou seja,onde ela é gerada.


Continua no próximo post.....
As imagens utilizadas para ilustrar este post foram retiradas do Google através da pesquisa de imagens. Se conhecer a autoria de alguma delas, entre em contato para que possam ser devidamente creditadas
As informações juntei um pouco do que sabia com as informações  do site hagah em pesquisa ao google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.